Logótipo da Númena

> CONVOCATÓRIA PARA ASSEMBLEIA GERAL 

A direcção da Númena vem pela presente convocar os associados da mesma para se reunirem em assembleia geral. Esta terá lugar na sede da associação, no n.º 379 do Núcleo Central do Taguspark, em Oeiras, entre as 17:30 e as 20:30 do dia 9 de Dezembro de 2012, com a seguinte ordem de trabalhos:

  1. Apuramento dos associados com direito de voto;
  2. Acolhimento de novos associados;
  3. Apresentação do relatório de actividades;
  4. Apresentação de contas;
  5. Discussão da optimização do processo contabilístico;
  6. Discussão do plano de actividades para 2013, incluindo medidas de combate à crise;
  7. Eleição dos órgãos sociais.

Se à hora indicada não houver quórum, a assembleia geral funcionará meia hora depois no mesmo local, com qualquer número de associados e a mesma ordem de trabalhos.

> COLÓQUIO INTERNACIONAL JEAN-JACQUES ROUSSEAU: O HOMEM, A OBRA, O PENSAMENTO

Nos dias 10, 11 e 12 de Dezembro de 2012 terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa colóquio internacional Jean-Jacques Rousseau: o Homem, a Obra, o Pensamento. Na sessão a ter lugar pelas 10:00 do dia 11 no anfiteatro III, o associado da Númena Bruno Peixe Dias apresentará uma comunicação intitulada: Para além da soberania e do governo. Rousseau e a igualdade política.

Poster das III Jornadas CSHS

III JORNADAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE 

O investigador da Númena Nuno Medeiros integra a comissão organizadora das III Jornadas de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, que se realizarão em 23 e 24 de Novembro de 2012 nas instalações da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa. Trata-se de um espaço plural de debate e reflexão aprofundada acerca da saúde como objecto social de conhecimento, aberto a profissionais, investigadores, docentes e estudantes das diferentes áreas de actividade e conhecimento relacionadas com o campo da saúde (sociologia, antropologia, história, psicologia, ciências da educação, demografia, ciência política, tecnologias da saúde, medicina, enfermagem, ciências farmacêuticas, gestão hospitalar, serviço social)

Para mais informações, pode consultar-se a página das III Jornadas na Internet em http://www.estesl.ipl.pt/agenda/iii-jornadas-de-ciencias-sociais-e-humanas-em-saude ou contactar a comissão organizadora via correio electrónico (monica.teixeira@estesl.ipl.pt) ou por telefone para Mónica Teixeira (218980493 / 218980400)


cartaz do seminário Religiosidade Universitária

> SEMINÁRIO
: RELIGIOSIDADE UNIVERSITÁRIA NA NOSSA MODERNIDADE

No âmbito do ciclo de seminários Mundos Juvenis 2012/2013 organizado pelo Observatório Permanente da Juventude (OPJ) no próximo dia 19 de Setembro de 2012 realiza-se no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) um seminário dedicado ao tema "Religiosidade universitária na nossa modernidade", por José Pereira Coutinho.

19 de Setembro de 2012, 17h30
Sala 1, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Organização: Observatório Permanente da Juventude




cartaz do IV Congresso Português de Demografia

> IV CONGRESSO PORTUGUÊS DE DEMOGRAFIA

Nos dias 12 e 13 de Setembro realiza-se na Universidade de Évora o IV Congresso Português de Demografia dedicado ao tema "Repensar a Demografia Hoje: condicionantes e estratégias" organizado pela Associação Portuguesa de Demografia (APD) em colaboração com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS-UE), Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE-UE), Associação de Demografia Histórica (ADEH) e Sociedade Italiana de Demografia Histórica (SIDeS). No âmbito do congresso serão apresentadas as comunicações "Imigração e estratégia de actores no Município do Seixal", por Maria Isabel Tomás, e "Sistema de vigilância demográfica no âmbito da investigação em saúde", por Edite Rosário (em co-autoria).

12 e 13 de Setembro de 2012
Universidade de Évora
Organização: Associação Portuguesa de Demografia



imagem de divulgação do portal europeu da rede RED

> APRESENTAÇÂO
PÚBLICA: PORTAL DA REDE EUROPEIA SOBRE DIREITOS, IGUALDADE E DIVERSIDADE

No próximo dia 3 de Maio de 2012 realiza-se na sede da associação SOS Racismo, em Lisboa, uma sessão de apresentação pública do Portal da Rede Europeia sobre Direitos, Igualdade e Diversidade e do Atlas do Racismo, Discriminação e Igualdade desenvolvido pela Rede Europeia sobre Direitos, Igualdade e Diversidade (RED Network - Rights, Equality & Diversity) no âmbito do projecto "Combating Racism and Xenophobia" (2011-2013), com a participação de uma equipa da Númena em conjunto com dezasseis organizações não-governamentais e centros de investigação de diferentes países europeus. O portal europeu e o projecto em curso serão apresentados por Tiago Ralha. A sessão será comentada por Ana Cruz (SOS Racismo), alargando-se de seguida o debate a todos os presentes.

3 de Maio de 2012, 18h00, Entrada Livre
SOS Racismo, Rua Arnaldo Assis Pacheco, Lote 11A - Loja A, Quinta da Torrinha, Ameixoeira (Lisboa)
Apresentação e convite (pdf)
Organização: RED Network,
Númena e SOS Racismo



cartaz Dia Internacional Contra a Discriminação Racialial
> SEMINÁRIO: DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

No próximo dia 21 de Março de 2012 a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) e o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) organizam na Fundação Calouste Gulbenkian um seminário no âmbito das comemorações do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A mesa-redonda "O diálogo inter-religioso no combate à discriminação" conta com a participação de Maria Isabel Tomás, distinguida com o Prémio Liberdade Religiosa 2010 pela co-autoria do estudo “A Discriminação Religiosa na perspectiva das Confissões Minoritárias” no âmbito da Númena.

21 de Março de 2012, Inscrição Gratuita
Sala 3,
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)
Organização:
CICDR e ACIDI



imagem do logótipo da RED Network
> APRESENTAÇÂO
EM BRUXELAS: PORTAL DA REDE EUROPEIA SOBRE DIREITOS, IGUALDADE E DIVERSIDADE

No próximo dia 19 de Março de 2012 realiza-se em Bruxelas uma sessão de apresentação pública do Portal RED e do Atlas do Racismo, Discriminação e Igualdade desenvolvido pela Rede Europeia sobre Direitos, Igualdade e Diversidade (RED Network - Rights, Equality & Diversity) no âmbito do projecto "Combating Racism and Xenophobia", com a participação de uma equipa da Númena em conjunto com dezasseis organizações não-governamentais e centros de investigação de diferentes países europeus.

19 de Março de 2012, 10h00
Salle Meeûs, Eurocities (Bruxelas
)
Organização:
RED Network - Rights, Equality & Diversity



imagem de divulgação de encontro da ARP

> DEBATE: CAMINHOS PARA A INTEGRAÇÃO DE REFUGIADOS EM PORTUGAL

No âmbito das comemorações do segundo aniversário da Associação de Refugiados de Portugal (ARP) no próximo dia 1 de Março de 2012 à tarde realiza-se no espaço CES em Lisboa um encontro dedicado ao tema "Caminhos para a Integração de Refugiados em Portugal" organizado em torno de duas sessões de debate: "Empregabilidade dos refugiados em Portugal: entre a lei e a realidade" e "O acesso à habitação: podemos explorar novas possibilidades?". O debate sobre empregabilidade dos refugiados em Portugal conta com a participação do associado Bruno Peixe Dias.

1 de Março de 2012, 14h00-18h00
Espaço CES-Lisboa, Rua Viriato, 13, Lj 117/118 - Picoas Plaza

Organização: Assocação de Refugiados em Portugal (ARP)

Versão para Impressão


Arrastar para navegar pelo texto
Imagem de um monte de jornais