Logótipo da Númena

> INVESTIGAÇÃO E CONSULTORIA PARA O PONTO DE CONTACTO NACIONAL DA REDE EUROPEIA DAS MIGRAÇÕES


Fruto de uma gestação que remonta ao Conselho Europeu que reuniu em 2001 em Laeken, a Rede Europeia das Migrações (REM) veio a nascer formalmente a 14 de Maio de 2008 com a Decisão do Conselho 2008/381/CE. Coordenada pela Direcção-Geral de Justiça, Liberdade e Segurança da Comissão Europeia, a REM resulta da articulação de Pontos de Contacto Nacionais (PCNs) que representam os diversos Estados Membros participantes. O PCN Português é assegurado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que desde 2008 tem vindo a recorrer aos serviços de investigação e consultoria em ciências sociais da Númena para a realização dos trabalhos daí decorrentes.

O objectivo declarado da REM é informar a elaboração de políticas comunitárias nos domínio da migração e asilo. Para tal, põe em campo um dispositivo metodológico que inclui, entre outros:

A equipa da Númena responsável por este projecto é composta por Bruno Dias, Edite Rosário e Tiago Santos. A equipa de investigação tem contado, além destes, com colaborações substanciais de Mónica Catarino e Mónica Frechaut. As traduções de Roopanjali Roy têm sido um factor de qualidade ao longo de todo o projecto.

Versão para Impressão


Arrastar para navegar pelo texto