Logótipo da Númena

> NUNO MEDEIROS

Nascido em Lisboa em 1973, Nuno Medeiros licenciou-se em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Defendeu dissertação de mestrado em Sociologia na mesma faculdade, intitulada Edição e Editores Portugueses. Prescrições, percursos e dinâmicas (1940-1960). Dissertação que recebeu o Prémio Fundação Mário Soares 2009. Prepara tese de doutoramento sobre edição de livros durante o Estado Novo.

Um dos seus interesses de pesquisa situa-se, por isso, no âmbito da sociologia e história da cultura, com enfoque específico na esfera da edição, da livraria e da leitura, tendo sido co-autor de dois projectos de investigação ligados ao estudo da leitura e das suas comunidades (ambos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia): A Classe Leitora – uma abordagem relacional da inscrição social da leitura (1999-2000) e Sociologia da Leitura em Portugal no Século XX (2001-2007). É ainda, neste domínio, autor de vários textos publicados.

Outra área a que se tem dedicado é à sociologia e antropologia da saúde e das profissões de saúde, com publicação de textos em autoria e co-autoria. É neste quadro que tem residido a sua acção de docente, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, nos planos da formação pré-graduada (licenciaturas), pós-graduada (pós-graduações) e de actualização e formação permanente, de que é exemplo a coordenação do curso em “Saúde e Multiculturalidade”.

Mais recentemente, a sua atenção tende também a incidir na sociologia e história da alimentação, onde pretende empreender um aprofundamento de duas dimensões de análise que permitam operar uma relação entre a alimentação e as ciências sociais:  o estudo da alimentação como prática social fortemente inscrita no quotidiano simbólico e cultural e o estudo da invenção das tradições culinárias de índole nacional e regional. O observatório que pretende privilegiar é o do café (bebida).

Participa como investigador nas actividades da Númena – Centro de Investigação em Ciências Sociais e Humanas e do CesNova - Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova. Colaborou como investigador no Socinova – Gabinete de Investigação em Sociologia Aplicada, no Centro de Estudos Territoriais do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (Cegia). Foi docente no ensino superior (Instituto Superior de Ciências da Saúde do Sul/Egas Moniz e Escola Superior de Saúde de Faro da Universidade do Algarve) e no ensino secundário (pólo de Setúbal da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça).


Ocasional revisor de textos (literários, científicos e publicitários), é colaborador, desde sempre, na Livraria Culsete em Setúbal, onde reside.

Versão para Impressão


Arrastar para navegar pelo texto
Foto de Nuno Medeiros