Númena

> NÚMENA

A Númena é um centro de investigação em ciências sociais e humanas constituído sob a forma de associação científica sem fins lucrativos. Foi fundada a 5 de Janeiro de 2001 por um grupo de investigadores que colaboravam já informalmente.

O nome com o qual baptizámos a associação, Númena  s. f., é uma expressão de fantasia resultante da confluência de duas raízes. O étimo latino reporta à inspiração necessária para nos aproximarmos das realidades absolutas a que se refere o étimo grego - , pl. De  - que subjazem aos fenómenos. Dado que é, por definição, impossível conhecer as coisas em si através da experiência ou do entendimento, persegui-las é embarcar numa viagem sem termo, um pouco como a aproximação ao limite de uma sucessão matemática infinita e convergente. A Númena, como a ciência, mormente a ciência social, acontece no diálogo entre inspiração e labor; razão pela qual permanecerá sempre uma obra aberta.

Pode ler mais acerca da Númena seleccionando tópicos a partir do menu lateral que se desdobra à passagem do cursor, ou através das seguintes ligações:

contactos | estatutos | história| recrutamento

Imprimir